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sexta-feira, 25 de abril de 2008

Teste - Um semipesado estradeiro

Equipado com motor de 279cv de potência e caixa de transmissão de nove velocidades, o Axor 2428 6X2 tem como destaque um trem-de-força bem resolvido que o torna um semipesado ligeiro, confortável, e fácil de ser conduzido, principalmente nas operações rodoviárias em curtas, médias e até longas distâncias
O fato de os caminhões novos serem normalmente mais eficientes do que a maioria dos modelos em circulação não é novidade para ninguém. Porém, o que nem todos conhecem é a distância que os separa em termos de desempenho e conforto. O aumento de potência aplicado aos veículos de carga nos últimos anos, sem penalizar o consumo de combustível é um item bem aceito pelo mercado, pois todos querem resultados satisfatórios.
O Mercedes-Benz Atego 2428 6X2 - com terceiro eixo de fábrica - é um modelo semipesado que faz parte da nova geração de caminhões, dotados de maior potência e mais rápidos, indicado para operações de transporte em curtas, médias e até longas distâncias. Trata-se de um caminhão lançado recentemente, cujo motor OM 926 LA de 279cv a 2200rpm tem 34 cavalos a mais que o modelo 2425 lançado em 2005 pela Mercedes-Benz para atender a este segmento.

O trem de força conta ainda com uma caixa de mudanças sincronizada de nove velocidades, sendo que a primeira é crawler. Este recurso - utilizado normalmente em caminhões pesados - facilita a saída do veículo carregado, principalmente nos casos que se exige mais força para colocá-lo em movimento. O curso da alavanca de trocas é bem dimensionado e os engates macios facilitam a dirigibilidade, tornando-a próxima de um veículo menor, entre a de um caminhão e um carro de passeio.

A redução do eixo traseiro é feita na própria caixa, que aliada à potência do motor forma um conjunto mecânico que dá maior flexibilidade para o motorista dosar o acelerador e poder cruzar marchas de um modo que ele ache o jeito mais adequado de conduzir o veículo, pois permite que se aproveite melhor o torque e a cavalagem do motor.
O resultado é uma boa velocidade de cruzeiro - e com segurança - independente do relevo da estrada, subida ou descida, isso carregado com carga total. De acordo com a ficha técnica do 2428 6X2, fornecida pela Mercedes-Benz, a carga útil máxima legal do veículo é 16.570 kg, mais 6.430kg de peso do chassi, com a cabine se chega ao PBT de 23 mil quilos.
O modelo é equipado de série com o freio-motor Top Brake, um sistema que permite manter maior velocidade nas descidas e preserva a vida útil dos componentes do sistema de freio. Para completar, o modelo cedido pela Mercedes-Benz estava com relação do 1o eixo traseiro rodoviária.
O painel de instrumentos envolvente é simplificado, tem boa inclinação, é bem iluminado e deixa os mostradores e controles próximos da mão do motorista. O volante de direção permite regulagens de altura e de profundidade. Somado ao banco do motorista com amortecimento pneumático e várias regulagens, a dirigibilidade do veículo torna-se uma tarefa agradável. Este caminhão tem ainda como item de conforto o climatizador, opção que ajuda a tornar a cabine ainda mais confortável.
O Atego 2428 integra uma família de veículos de carga que chegou com a proposta de quebrar o tabu de que os caminhões médios e semipesados produzidos no País não ofereciam espaço adequado para os ocupantes. Desde o lançamento é disponível em três opções de cabine: standard, leito e estendida, sendo esta última versão definida pelo espaço extra existente na sua parte traseira, como a da unidade cedida pela Mercedes-Benz à equipe da Revista O Carreteiro. Trata-se, portanto, de um recurso que possibilita a acomodação de apenas um leito para descanso ou até o pernoite do motorista, que tem também à sua disposição uma cortina que fecha, internamente, toda a parte da frente.
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