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terça-feira, 6 de maio de 2008

Tecnologia - O vigilante dos pneus


Um chip que rastrea e envia para o computador dados sobre temperatura, posição, quilometragem e outros dados, com o objetivo de garantir maior vida útil ao pneu; uma nova linha para caminhões e ônibus; e uma moderna tecnologia de construção é o pacote da Goodyear neste início de ano
João Geraldo
Monitorar o desgaste dos pneus e reduzir despesas com reposição e manutenção é o principal objetivo da tecnologia que a Goodyear começou a disponibilizar para os transportadores rodoviários de carga que desejam ter um maior controle dos custos de suas frotas. Denominado Tire IQ, o sistema informa eletronicamente - e com precisão - dados relativos à quilometragem rodada, posição, profundidade dos sulcos e pressão dos pneus.
O controle é feito através de um chip instalado na parte interna da carcaça, que armazena os dados e os transmite por um sistema de envio de dados - com ou sem fio - para um software específico para o controle de pneus instalado no computador da frota, os quais possibilitam o acompanhamento e localização de cada unidade em uso.
O equipamento custa em torno de R$15 mil e já está sendo comercializado na rede Goodyear, porém não inclui os chips, que custa cerca de R$ 15,00 cada unidade e que serão adquiridos - juntamente com os coletores - direto da companhia, em Americana/SP. O chip está há anos em testes nos carros da Nascar (categoria do automobilismo norte-americano) e, de acordo com técnicos da empresa, resiste ao processo de reforma do pneu.
G667, para eixos de tração, é um dos pneus da nova série 600 da Goodyear
As empresas que testaram o Tire IQ em seus caminhões no Brasil são a Expresso Araçatuba, Gafor e Usina da Pedra. É a primeira vez que a empresa vai aplicar comercialmente esta tecnologia em frotas, mas tem planos de exportar o sistema para outros países da América do Sul.
O Tire IQ faz parte de um pacote de lançamentos da Goodyear que começou com nova série 600, representada pelos modelos G658, para aplicação no serviço regional; G667, indicado para eixos de tração; e o G665 para uso no serviço urbano. A nova série é produzida por um processo denominado Impact, que segundo técnicos da empresa é a mais moderna forma de produzir pneus no mundo.
Outra inovação da empresa é a tecnologia DuralifeTM, que é o sistema de fabricação do pneu com nova configuração dos cordonéis de aço, lona mais grossa e produzido com material adequado ao clima e relevo do País, além do processo de reforma são itens que tem por objetivo aumentar a vida útil dos pneus da nova série 600.

Fonte: Revista o carreteiro ( www.revistaocarreteiro.com.br )
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